Além da produção de mel, a apicultura oferece diversas fontes de renda que podem ser…

Como fazer Caixa Para Abelhas Padrão Langstroth
Em 1851, o reverendo Lorenzo Lorraine Langstroth (1810-1895), um nativo da Filadélfia, observou que, quando suas abelhas tinham menos de 9,5 mm (3/8″ de polegada) de espaço disponível para se movimentar, elas não iriam construir favos nem fecha-lo com própolis. Esta medida é chamada de “espaço de abelha”. Durante o verão de 1851, Langstroth aplicou este conceito para manter a tampa livre em uma colmeia tipo barra de topo mas no outono do mesmo ano, ele percebeu que o “espaço abelha” poderia ser aplicado a um caixilho projetado, que impediria a fixação do favo de mel pelas abelhas no interior da caixa da colmeia. Este afixação do favo a parede da colmeia era a dificuldade nos projeto sem caixilhos, como a colmeia de favo móveis sem caixilhos de Dzierzon (1835). Uma patente nos EUA n 9300 foi emitida para Langstroth em 25 de Outubro de 1852, e permaneceu válida apesar das inúmeras tentativas de contesta-la com base na sua alegada utilização de conhecimento exitente. No entanto Langstroth estava em contato com Dzierzon que usaram com sucesso a ranhura com 8 mm para mover as barras em suas colmeias muito anteriormente. O atual chamado “espaço de abelha” havia sido incorporada por Berlepsch seguindo descobertas de Dzierzon, a partir dos anos 1835-1848, no formato do caixilho de Berlepsh (Bienen-Zeitung, maio de 1852). O L. Langstroth fez muitas outras descobertas na apicultura e contribuiu muito para a industrialização da apicultura moderna.
O reverendo Langstroth posteriormente publicou um livro chamado Um Tratado Prático sobre a colmeia e a abelhas melífera, hoje em dia vulgarmente conhecido como A colmeia e a abelha melífera ou, sob o título com o qual foi relançado em 2004, como A colmeia de Langstroth e a abelha melífera: O Manual do apicultor do clássico. Neste livro, Langstroth descreveu as dimensões e a utilização da colmeia moderna adequada tal como a conhecemos hoje. Antes da descoberta das dimensões do “espaço de abelha”, as abelhas foram em sua maioria criadas em cestos de palha cónicos ou ocos em tocos de árvores(o que é próximo as habitações naturais de abelhas), ou uma colmeia em uma caixa(uma caixa de madeira de paredes finas, sem estrutura interna).

Langstroth construiu suas colmeias para que os caixilhos, em que as abelhas construiam seus favos, poderiam facilmente ser separados de todas as partes adjacentes da colmeia; as paredes da colmeia, o piso da colmeia, a tampa da colmeia, e de outros caixilhos dentro da colmeia. Para extrair um caixilho desta colmeia não requer que qualquer favo seja cortado. Normalmente, a maioria dos problemas de um apicultor encontra na remoção de um caixilho deste tipo de colmeia, devido que as abelhas utilizam a própolis para colar os caixilhos nos suportes que elas fixam em cima. Ser capaz de remover e substituir favos tão facilmente torna possível – e prática – para os apicultores para inspecionar todas as suas colmeias de forma regular. Estas inspeções, para verificar se há sinais de doenças ou parasitas nas abelhas, enxameamento iminente, uma rainha envelhecida e outras condições que requerem intervenção, são essenciais para a criação de abelhas bem sucedida.
Fazer uma caixa padrão Langstroth para abelhas é um processo relativamente simples, mas requer um pouco de habilidade com ferramentas manuais. Aqui está um guia passo a passo para fazer uma caixa Langstroth:
Materiais necessários:
- Tábuas de madeira (cedro ou pinho são boas opções)
- Serra de esquadria ou serra circular
- Serrote ou serra tico-tico
- Lixa
- Martelo
- Prego sem cabeça
- Grampos de aperto
- Tinta ou verniz para madeira (opcional)
- Régua
- Esquadro
- Fita métrica
Essa lista de materiais é apenas uma sugestão, claro que você pode utilizar as ferramentas que você tem disponível desde que consiga realizar todos os passos lisstados abaixo.
Passo 1: Corte as tábuas Corte as tábuas de madeira nas seguintes dimensões:
- 2 tábuas de 50cm x 24cm para as laterais
- 2 tábuas de 46cm x 24cm para a frente e traseira
- 10 tábuas de 48cm x 2cm para as ripas da moldura superior e inferior
- 8 tábuas de 35cm x 2cm para as ripas da moldura lateral
Passo 2: Monte a moldura Use as tábuas de 48cm x 2cm e as de 35cm x 2cm para montar a moldura superior e inferior. Coloque a cola para madeira nas bordas e pressione as tábuas juntas. Use os grampos de aperto para prender as tábuas enquanto a cola seca.

Passo 3: Fixe as laterais Coloque as tábuas laterais na posição, em seguida, fixe-as na moldura superior e inferior com cola para madeira e pregos sem cabeça. Use a régua e o esquadro para garantir que as tábuas estejam alinhadas e niveladas.
Passo 4: Fixe a frente e traseira Coloque as tábuas da frente e traseira na posição, em seguida, fixe-as na moldura superior e inferior com cola para madeira e pregos sem cabeça. Use a régua e o esquadro para garantir que as tábuas estejam alinhadas e niveladas.
Passo 5: Lixe e pinte a caixa (opcional) Lixe a superfície da caixa para remover quaisquer irregularidades ou farpas. Pinte ou envernize a caixa para proteger a madeira da chuva. Mas lembre, se pintar, de deixar as em descanso por alguns dias para o odor da tinta não prejudicar os enxames.
Algumasd variações de tamanho podem existir em diversos tutoriais encontrados na internet, isso depende basicamente da forma de montagem, mas estas variações geralmente são de alguns centímetros.
Sua caixa Langstroth para abelhas está pronta para ser usada. É importante lembrar que as caixas precisam ser equipadas com quadros e favos de cera antes de serem colocadas em uso pelas abelhas.
Produtos recomendados

Fácil de limpar. As fendas na grade são perfeitamente projetados para permitir que as abelhas operárias passem impedindo a passagem da rainha.

Kit básico com fumigador
Este conjunto de 3 ferramentas vem com um raspador, pincel e um fimigador.

Armadilha de pólen removível
Armadilha de fácil instalação, nenhuma sujeira ou refugo entrará, como resultando um pólen mais limpo

Molde de silicone para cera alveolada
Macio e durável, usado para prensagem da cera derretida e de prensagem manual.